COMAFA discute criação de projeto de beneficiamento da castanha de cajú

COMAFA discute criação de projeto de beneficiamento da castanha de cajú

COMAFA | Foto: Denison Duarte

Os sócios da COMAFA, Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Amarante, estiveram reunidos hoje, pela manhã, para tratarem da solenidade de inauguração da sede situada ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na provável data de 04 de agosto de 2010. Os sócios comemoraram a legalização dos registros da Cooperativa que, durante 04 meses, após excessivas burocracias, consideram-se legítimos como instituição.

O presidente, Leomar Duarte, colocou na pauta de discussão a possível instalação de uma usina beneficiadora de castanha de caju. De acordo com o presidente, idealizador do projeto, a ideia surgiu de uma necessidade do município em industrializar o grande número de castanhas da região que é vendido aos comerciantes locais a preços ínfimos. Leomar diz que o preço é injusto e que a ação irá beneficiar não somente os associados, mas a todos os agricultores e produtores da região.

A usina é um projeto constituído em parceria com a FETAG, Federação dos Trabalhadores da Agricultura, e EMBRAPA, Empresa Brasileira de Produtos Agropecuários. Os cooperados estão motivados a alavancarem o projeto na expectativa de darem um novo rumo à economia local.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES