Como se não bastasse a operadora de telefonia móvel TIM deixar recentemente os seus usuários durante seis dias sem cobertura em Amarante e São Francisco do Maranhão, desta vez é a sua maior concorrente na região. A operadora Claro que disputa a maior fatia de mercado nos municípios circunvizinhos deixa os seus usuários em Amarante e São Francisco do Maranhão (MA), praticamente sem comunicação pelo segundo dia consecutivo.
No próximo dia 24, haverá uma redução na tarifação das ligações de telefones fixos para móveis. Como estratégia, a Anatel visa reduzir as tarifas nas ligações entre celulares. Assim, o órgão pretende usar como referência o novo valor da taxa de interconexão para levar à redução os preços das ligações entre celulares.
O Brasil tem o maior custo do planeta em tarifações nos serviços de telefonia móvel. É preocupante a situação considerando que, mesmo com os altos preços, os serviços são de péssima qualidade e, após a redução dessas tarifas, os usuários/clientes se manterão receosos em relação a uma queda maior no desempenho dos serviços oferecidos pelas operadoras.
O desdém com que os clientes são tratados pelas prestadoras faz com que as mesmas detenham também a maior fatia no ranking das reclamações junto ao Procon e aos demais órgãos de defesa do consumidor, que, apesar da lentidão no atendimento, representam a melhor opção para reclamações dos usuários de telefonia móvel.
No entanto, o cliente deve aguardar a redução das tarifas e, confiante, esperar que a Anatel faça também a sua parte, visando manter a qualidade nos serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia. Em paralelo, os usuários devem acionar os órgãos de defesa dos consumidor para a devida correção dos defeitos e pelos danos ocasionados ao cliente.
Texto: Denison Duarte
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.