CESPI e acadêmicos da UESPI realizam o I Seminário de Pedagogia em Regeneração

CESPI e acadêmicos da UESPI realizam o I Seminário de Pedagogia em Regeneração

I Seminário de Pedagogia | Foto: Denison Duarte

Os acadêmicos da UESPI do curso de Pedagogia de Amarante, Bloco VII, e o Centro Ecumênico Superior Piauiense, CESPI, estão realizando, neste final de semana, o I Seminário de Pedagogia com o tema ?Pedagogia na prática escolar trabalhando o déficit de atenção?. O evento iniciou-se ontem, 05, no auditório da Unidade Escolar Tia Sizinha em Regeneração. A abertura se deu a partir das 19h00min com o Hino Nacional e o Hino do Piauí executados pelos músicos José Guedes e Odair Leandro (professor) e a apresentação do ?Ballet Caipira Tia Sizinha?.

Em seguida, aconteceu a palestra sob o tema ?Abençoada profissão de ensinar? proferida pela Psicóloga Selma Soares que focou a importância da habilidade em lidar com alunos portadores do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, TDAH, que Segundo a Psicóloga, atinge um grande número de crianças e adolescentes, que veem o seu desempenho acadêmico prejudicado pela doença e muitas vezes sequer sabem que são portadores.

O seminário, que surgiu de uma simples ideia e ganhou ampla dimensão pedagógica, destina-se aos acadêmicos do CESPI e a toda a comunidade interessada. Ao final, os participantes receberão o certificado com um total de 40h emitido pela instituição.

De acordo com a programação, hoje, os participantes assistirão palestras sobre ?Área de atuação e perfil do profissional?, ?Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil? e ?Parâmetros Curriculares Nacionais para a Alfabetização? e também Déficit de Atenção (TDA / TDAH);

Amanhã, 07, haverá oficinas didáticas com demonstrações de atuação, além de palestras sobre tendências pedagógicas e a importância de se vivenciar os grandes autores em sala de aula ficando a certificação como o último momento do Seminário.

A iniciativa dos acadêmicos foi excelente em trazer um tema ainda desconhecido por muitos educadores e isso é muito bom para que eles possam trabalhar e conviver de forma adequada com o problema. A combinação dos acadêmicos da UESPI e o CESPI, foi excelente, com isso, abraçamos a ideia e resolvemos concretizá-la neste grande evento, afirma Jocimeire Josefa, Coordenadora do CESPI no estado, enfatizando que a instituição nasceu de um desejo de grandes educadores em democratizar o Ensino Superior no Piauí.

Segundo a Acadêmica, Kátia Macêdo, a emoção é prazerosa e, como acadêmica e ministrante, é um salto além, uma porta aberta para um grande salto. ?Ficamos felizes com o apoio do CESPI em abrir esta oportunidade e ter nos confiado essa missão. Ser acadêmica é muito bom e, chances como esta, todos têm que buscar porque nos dignificam como estudantes e como futuros profissionais da Educação?, conclui.

O nosso objetivo é poder proporcionar a oportunidade de conhecimento abrindo caminhos. Este evento no seu início foi um sucesso e, com certeza, ao seu final também será um sucesso e já tivemos comprovadamente a expectativa superada na abertura, afirma Silvio Vilarinho, Coordenador do CESPI em Regeneração. ?Estou feliz com a aceitação da instituição no município e com os apoios da prefeitura municipal e da Diretoria da Escola Municipal Professora Carmosina sob a coordenação administrativa de Marli Barreto?, reforça.

LOGO ABAIXO, FOTOS DA ABERTURA DO SEMINÁRIO:



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES