A Cachaça Lira representa a saga de um homem que viveu à frente do seu tempo: Francisco José Lira. Esse piauiense nasceu em 1864 e , desde 1889, dedicou-se à produção de cachaça.
Coronel Chico Lira, com sua extraordinária capacidade empreendedora, transformava as adversidades em oportunidades. Quando uma grande seca devastou o sertão nordestino no ano de 1915, ele fundou o Sítio Floresta, onde criou meios de sustentabilidade, de preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais. Preocupações que somente hoje estão sendo disseminadas globalmente.
Sua postura ética e seu rígido caráter, pautados na fé e no respeito aos valores, marcaram profundamente a formação dos seus descedentes, que preservaram seu empreendimento e, sobretudo, suas lições, como um valioso patrimônio para a posteridade.
A Cachaça Lira é resultado desse processo que associa a tradição dos antigos engenhos com a evolução das novas tecnologias, a paciência do tempo secular com o prazer de fazer bem- -feito, o apuro artesanal brasileiro com os mais rigorosos padrões internacionais de qualidade.
Uma história que a família Lira tem orgulho de demonstrar ao batizar com seu próprio nome essa extraordinária bebida.
A Cachaça Lira nasce de uma cana produzida de forma orgânica, método que garante a matéria-prima de elevada qualidade, além de respeitar o meio ambiente. Suas características especiais são obtidas e potencializadas nas criteriosas técnicas de corte, lavagem, moagem, fermentação, destilação em alambique de cobre e armazenagem em tonéis de madeira, onde permanece por vários anos ? um processo que não chamamos de envelhecimento, mas de adquirir sabedoria, espirituosidade, maciez e aroma.
Fonte: Site da Cachaça Lira
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.