Banco do Nordeste reúne centenas de agricultores e discute benefícios de programas

Banco do Nordeste reúne centenas de agricultores e discute benefícios de programas

Banco do Nordeste - PRONAF | Denison Duarte

O Banco do Nordeste do Brasil realizou uma reunião, hoje pela manhã, com centenas de trabalhadores rurais para a apresentação do programa AGRO AMIGO - Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste, idealizado em parceria com o MDA ? Ministério do Desenvolvimento Agrário, que visa à concessão de financiamento para a área rural, com metodologias próprias de atendimento, cujas premissas são crédito orientado e acompanhado. Trata-se de um programa modelo na América latina, cuja apresentação e metodologia de funcionamento aconteceram sob forma de palestras. A reunião aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amarante a partir das 09h10min e reuniu profissionais da agricultura de 15 municípios piauienses.

Fez parte da pauta da reunião a atualização cadastral dos clientes (profissionais da agricultura) junto ao sistema do Banco do Nordeste e a apresentação do funcionamento do programa ?PLANO SAFRA? - Um plano da agricultura familiar para o Brasil na área do PRONAF ? Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Na ocasião, foram detalhadas as últimas mudanças ocorridas no programa.

O ?PRONAF MAIS ALIMENTOS? foi apresentado aos agricultores e assentados com um forte atrativo pela baixa taxa de juros de empréstimos que alcançam um expressivo valor de até R$ 100.000,00.

São programas que, para a adesão, o PRONAF considera como requisitos a renda familiar, a área que o produtor explora para a agricultura e a quantidade de pessoas que emprega. Trata-se do primeiro passo a ser dado pelo agricultor via EMATER ou Sindicato dos Trabalhadores Rurais que, com a proposta em mãos, será realizado um estudo de como o banco irá lidar com o cliente.


Segundo Pedro Vitor ? Gerente de Suporte a Negócios do PRONAF no Banco do Nordeste, um dos focos da reunião foi a lei 11.775 que trata da liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário e que define o dia 30 de setembro de 2009 como último prazo para adesão para a renegociação de dívidas junto ao banco.

Com isso visamos aproximar o Banco da comunidade através do contato direto, fora da agência, reforça.

Fizeram parte da reunião Chagas Barbosa ? Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Paulo Roberto e Eduardo Gonzales ? Programa AGRO AMIGO do Banco do Nordeste.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES