Banco do Nordeste, em reunião com assentados, aponta saída para amortização de dívidas

Banco do Nordeste, em reunião com assentados, aponta saída para amortização de dívidas

Assentados em reunião com o BNB | Leomar Duarte

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Agência de Água Branca(PI), em reunião com presidentes dos assentamentos de Amarante(PI), discutiu a inadimplência dos assentamentos e também os termos de adesão presentes nas Leis 12.249/10 e 12.716/10, que tratam da renegociação das dívidas contraídas pelos assentados do município na instituição. A reunião aconteceu na tarde de ontem (30), na sede do BNB.

Voltada para agricultores que já acessaram a linha de investimentos do Pronaf ?A?, a reunião contou com a participação do gerente de negócios do Pronaf, Marcelo Falcão. Ele frisou que ?o banco empresta, mas precisa receber?, referindo-se ao extremo atingido nos débitos adquiridos pelos assentados. Nesse estágio, segundo ele, ?o banco precisa buscar alternativas?.

Durante a reunião, a exemplo de Amarante, Falcão citou diversos municípios piauienses que, em situação crítica, ?terão ampliadas as fiscalizações, a partir da criação de uma força tarefa, cuja atuação terá início em Amarante?.

O BNB anunciou também a possibilidade de descontos de até 75%, atualizados com encargos de normalidade. Marcelo Falcão afirma que, ?vista a impossibilidade de quitação do débito, o proponente tem à disposição a Lei 12.716/10, que trata da prorrogação desse débito por mais dez anos, atualizado por encargos de normalidade e sem cobrança judicial?.

Na ocasião, o banco anunciou como proposta aos assentados a criação de um título de capitalização para depósitos do cliente sem possibilidades de saque antes do período do resgate do valor, visando a amortização de dívidas.

À frente da reunião estavam o agente de Desenvolvimento do BNB, Francisco das Chagas; e o gerente de Agência do BNB, Milton Higino.

De Amarante participaram os presidentes dos assentamentos Mimbó, Ararinha, Arara, Ponta da Várzea, Vila Feliz, Santa Helena, Chapada dos Marcos e Flor de Maio. Do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Amarante, estiveram presentes o secretário geral, Leomar Duarte; e o secretário de Políticas Agrícolas e Agrárias, Luis Viana?.

Colaboração: Leomar Duarte

ASSENTADOS DE AMARANTE EM REUNIÃO COM O BANCO DO NORDESTE



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES