Uma medalha de bronze, foi o saldo obtido por Amarante no Campeonato Brasileiro de Judô Região I, nos dias 16 e 17, em São Luís do Maranhão. A conquista se deu, através da judoca Késsia Milany na categoria sub 17, no último sábado. Ao final, a tristeza e a insatisfação com os resultados eram aparentes, resultado do esgotamento físico que antecedeu ao campeonato.
?Chegarmos a um campeonato desse nível é uma grande conquista. A participação foi boa, embora diversos imprevistos tenham contribuído para este resultado como: atraso na viagem, excesso de cansaço, a falta de apoio de autoridades competentes do município, entre outros?, afirma professor Silveira, treinador técnico dos atletas. Durante a entrevista, Silveira também reconhece que o tempo dedicado aos treinos físicos foi insuficiente: ?Estou em Amarante somente às sextas-feiras e essas duas últimas semanas tive que diminuir os treinos enquanto me dedicava à parte burocrática do campeonato.?
Quero agradecer ao prefeito municipal, Luiz Neto, pelo apoio concedido; à secretária de esportes, Fátima Freitas, pelo acompanhamento e às mães dos atletas que representam um grande apoio moral aos nossos profissionais, encerra.
A viagem a São Luís, na última sexta-feira, resultou em 10 horas de atraso na chegada à capital maranhense. Por 08 vezes o ônibus que conduzia os atletas apresentou defeito e visivelmente comprometeu fisica e emocionalmente aos judocas.
O evento reuniu grandes nomes do Judô brasileiro como Denis Queiroz - presidente da Federação Piauiense de Judô; Professor Silveira - coordenador do Judô de Amarante, Angical e Regeneração; Paulo Vanderlei - presidente da Confederação Brasileira de Judô; Abdias Queiroz Filho - Técnico da Federação Brasileira de Júnior e Sara Menezes - bicampeã mundial de Judô.
É preciso muita dedicação, disciplina e principalmente muito estudo para conciliar e manter a responsabilidade sem ser prejudicado e nem prejudicar a ninguém, esse é o ingrediente principal para quem deseja ingressar no Judô e chegar aonde eu cheguei, disse Sara Menezes em entrevista concedida ao portal Meio Norte em Amarante.
Os atletas já visam o próximo campeonato Nacional de Judô em 2012 que acontecerá possivelmente em Belém (PA). Na manhã de hoje, o prefeito municipal Luiz Neto confirmou previamente o suporte necessário para o Judô de Amarante com o objetivo de fazer da categoria esportiva uma referência nacional.
Esse título me deixa lisonjeada. Esse mérito não é só meu e sim nosso! Somos uma equipe com um único objetivo: fortalecer o Judô de Amarante. Por essa medalha agradeço a Deus, minha mãe, minha família, ao professor Silveira, ao Wagnis, ao João e aos meus colegas que, incansavelmente, treinaram comigo para juntos sermos a maior referência do Judô piauiense, afirma Késsia Milany, atleta que conquistou a medalha de bronze para Amarante.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.