Assistência Social e PSF: Vulnerabilidade e risco social em debate

Assistência Social e PSF: Vulnerabilidade e risco social em debate

Palestra | Foto: Denison Duarte

Hoje à tarde, idosos da região do centro de Amarante participaram de uma palestra sobre vulnerabilidade e risco social. Proferida por Elisete Sousa (Dra. Betty), a palestra, além de informar sobre proteção integral às famílias e seus membros, visou a promoção dos acessos a benefícios, entre outros assuntos de interesse social.

O tema, adotado pela NOB-SUAS, Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social, visa suprir necessidades de pessoas carentes dos serviços, programas e projetos de Assistência Social. Pessoas com problemas de infraestrutura, com deficiência no âmbito familiar com renda de 1/2 salário mínimo, mulheres sem cônjuge e com baixa renda, casos detectados de trabalho infantil, etc., são demandas do termo de vulnerabilidade da NOB/SUAS de 2005.

O grupo participante da palestra, por desconhecer os seus direitos não faz parte de nenhum programa social e este é o nosso papel: informar e educar, através de uma busca proativa, detectando casos de pessoas que integram um quadro de contingência e que necessitam da proteção dos serviços da Assistência Social, afirma Dra. Betty que reforça dizendo: ?Estamos esperançosos em relação a esse serviço no município até porque a população muito contribui para a publicação dos programas que os protegem.?

As palestras acontecem, sob forma de plantões nas zonas rural e urbana em meses ímpares, nas ocasiões das reuniões do PSF, Programa de Saúde da Família. Hoje, dezenas de idosos participaram, de forma dinâmica, e receberam brindes durante a discussão de temas relevantes sobre saúde.

FOTOS DA PALESTRA



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES