A Secretaria Municipal de Assistência Social cria o programa ?CIDADANIA MIRIM?. A iniciativa surgiu da preocupação com as crianças não contempladas por nenhum programa social nos níveis federal e estadual tornando-as a mercê da ociosidade. O projeto contempla 100 crianças e funciona no núcleo da União Artística Operária Amarantina, desde o dia 02 de fevereiro de 2010 e é patrocinado exclusivamente com recursos humanos, materiais e financeiros da Prefeitura Municipal de Amarante.
As crianças são atendidas com atividades sócio-educativas, psicossociais e lúdicas, com o uso de brinquedos e materiais didático-pedagógicos, estimulando-as em várias áreas do saber. As crianças beneficiadas com o projeto frequentavam o PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e não eram contempladas pelo Governo Federal que no município em 2009, atendia uma demanda de 199 crianças que ultrapassava a meta Federal.
Desta forma, não podendo coibir nem deixar de atendê-las, a Secretária obteve o apoio do Prefeito municipal Luiz Neto e inseriu, através da Coordenação Social do município, no contexto sócio-cultural, o referido projeto, cujo fardamento, entregue gratuitamente por Eva Abreu, foi confeccionado pelo grupo de costureiras que recentemente fizeram o curso de Corte e Costura, resultado de um trabalho de geração de emprego e renda que vem oportunizando e valorizando a mão de obra local.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.