Amarante é contemplada com projeto infantil sobre a febre aftosa

Amarante é contemplada com projeto infantil sobre a febre aftosa

Adapi | Internet

A equipe de Educação Sanitária da ADAPI realizou durante os dias 20 e 29 de agosto a implementação do projeto educativo Conhecendo a febre aftosa em mais três municípios do Estado. Pela primeira vez, alunos de escolas da zona rural de São Pedro, Amarante e Altos participaram das atividades do projeto infantil que está sendo executado desde maio deste ano.

As escolas contempladas foram: Unidade Escolar Antônio Alves da Silva, no povoado Pedras, zona rural de São Pedro-PI; Complexo Escolar de Lagoa, no povoado Lagoa- zona Rural de Amarante-PI; Unidade Escolar Mundico da Paz no Assentamento Prata, em Altos-PI.

O projeto, que mobilizou aproximadamente 90 estudantes da zona rural, do 5° e 6° ano do Ensino Fundamental, objetivou contribuir com o ensino de conteúdos sobre a Febre Aftosa, visando o aprendizado e conscientização dos alunos a respeito da erradicação da doença, a importância da vacinação do rebanho bovino piauiense, e ainda sobre a função da ADAPI.

A programação nas escolas incluiu palestra ilustrada para as crianças e adolescentes, realização de jogos pedagógicos e oficina de desenhos com distribuição de material didático composto de kit escolar (lápis, borracha, apontador, lápis de cor, giz de cera, tesoura, tinta guache, cola colorida e hidrocor), cartilha informativa sobre febre aftosa e um outro Kit personalizado composto de boné, camisa e mochila de tecido.

O material educativo foi muito útil para os alunos e elogiado pelos professores, pela riqueza das ilustrações e qualidade dos desenhos, além de ter sido bem elaborado, com linguagem simples e compreensível. A experiência foi enriquecedora para as escolas trabalhadas.

A participação e o feedback dos alunos mostra como eles absorveram bem as informações repassadas nesse primeiro contato que tiveram com a temática do projeto, ressalta Elyne Cristhine de Oliveira Dantas, coordenadora de Educação Sanitária e do Projeto.

A proposta é consolidar o Projeto infantil, gradativamente, em todo o Estado do Piauí, levando às crianças e adolescentes que convivem diretamente com o universo rural um conhecimento que certamente lhes será útil como forma de mudança de prática e estímulo a comportamentos futuros mais adequados com relação à erradicação e prevenção da febre aftosa.

Fonte: Jusbrasil - Governo do Piauí



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES