Amarante apresenta bons resultados em relação à febre aftosa, afirma Adapi.

Amarante apresenta bons resultados em relação à febre aftosa, afirma Adapi.

Adapi | Internet

?Amarante tem contribuído muito para os avanços no combate à febre aftosa no Piauí?, disse Joabe Cavalcante, técnico agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), no município. Na última campanha, em novembro de 2011, segundo o técnico, foi atingido o índice de 100% de cobertura vacinal, resultado já esperado tendo em vista a relevante colaboração dos proprietários de rebanhos bovinos do município.

Os criadores têm o suporte direto da Adapi, sob forma de vigilância ativa. ?Em casos de problemas na saúde dos animais, fazemos o acompanhamento até descartarmos qualquer possibilidade da doença; em seguida, é feita a correta orientação aos seus proprietários?

A campanha, dividida em duas etapas, acontece em maio e em novembro. O Piauí, apesar do trabalho contínuo de vigilância, encontra-se em médio risco, aproximando-se da condição de totalmente livre da doença.

Segundo o técnico, dentre as características mais comuns da doença estão: animal babando e feridas no casco. "Nestes casos", diz ele, "deverá o produtor notificar a adapi, que se dirigirá à propriedade para atender ao produtor em caráter imediato.

O rebanho é o patrimônio do criador, então previna-o!



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES