Mais de 500 agricultores de Amarante participaram da reunião com os assessores do AgroAmigo, programa de Microfinança do Banco do Nordeste, e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). O objetivo era a confirmação de novas adesões ao crédito estiagem e o esclarecimento do porquê da demora na liberação do crédito para alguns agricultores que já fizeram a adesão.
As razões, segundo o AgroAmigo, são relativas, específicas de cada agricultor. Por exemplo: são impossibilitados de receber o crédito os que têm restrições junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e ao Serasa, os que estão com a documentação incompleta, assim como, aqueles que estão com a Declaração de Aptidão (DAP) vencida.
Aline Grasiell, do AgroAmigo, afirma que mais de 1 milhão e meio em empréstimo já foram liberados só na região de Amarante, onde 725 agricultores foram atendidos com o crédito estiagem. ?Alguns problemas isolados ocorreram, o que impediu a liberação desses valores. Nós tivemos que estar hoje aqui para explicar a situação e buscar novos interessados em fazer a adesão?.
Por fim, representantes do STR, falaram sobre os desafios e dificuldades na obtenção dessas linhas de crédito. A explicação foi dada pela presidente da instituição, Ângela Maria; pelo tesoureiro, José Pereira; pelo secretário geral, Leomar Duarte; e pelo secretário de Políticas Agrícolas e Agrárias, Luís Barbosa.
FOTOS: LEOMAR DUARTE
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.