Academia de Letras do Médio Parnaíba promove um dia de homenagens

Academia de Letras do Médio Parnaíba promove um dia de homenagens

Academia de Letras do Médio Parnaíba | Denison Duarte

Hoje (16), a partir das 10h15, a Academia de Letras do Médio Parnaíba fez ressurgir, em momentos distintos, memoráveis e honrosas recordações da história de vida dos seus acadêmicos recém-falecidos. A oração panegírica, que é praxe entre os membros, fez-se inesquecível aos presentes no Memorial Odilon Nunes. Na ocasião, foi homenageada a família Ribeiro Gonçalves e o Laboratório Sobral, que este ano completa um centenário de fundação.

A oração, feita pelos acadêmicos, aconteceu em louvor ao Professor Walmir Cruz, ex-prefeito de Angical; desembargador Aloísio Ribeiro, ex-presidente do Tribunal de Justiça; Manoel Soares de Sousa, ex-juiz de direito; e Afrânio Nunes, ex-presidente da Academia de Letras do Médio Parnaíba e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.

A homenagem prestada à família Ribeiro Gonçalves, que estava representada pela desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro, recebeu do desembargador Edivaldo Moura e do presidente da academia de Belas Artes de Floriano, Bruno dos Santos, venerações de apreço e consideração formadas ao longo de décadas. Em nome dos entes, a desembargadora mostrou-se honrada e recordou, durante a sua fala, momentos relevantes vividos no seio da família, em Amarante.

?Somente saudades de um tempo de cordialidade, respeito e amor à família brotam na minha alma. Agradeço aos que hoje prestigiam esta história de dedicação e empenho dos meus antepassados em contribuir para a edificação de uma vida em comunidade sobre as virtudes do amor e da solidariedade?, afirmou.

O Laboratório Sobral, fundado em 1911, teve a sua história narrada pelo médico e também membro da Academia de Letras do Médio Parnaíba, Francisco Almeida, durante a homenagem do centenário de sua fundação.

As homenagens completaram-se com um almoço no Hotel Pousada Velho Monge, à beira do rio Parnaíba.

Participaram também da solenidade a professora Euzeni Dantas; os alunos do curso de História, da UESPI; Deusdeth Sousa, ex-deputado estadual; Neto Carvalho, professor universitário e ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade; Neto Sambaíba, presidente da Academia de Letras do Médio Parnaíba; Herculano de Morais, presidente da Academia de Ciências do Piauí e membro da Academia Piauiense de Letras; Francisco Almeida, médico e acadêmico; Dr. Netanias Batista de Moura, juiz de direito de Amarante.

VEJA AS FOTOS DAS HOMENAGENS



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES