100 mil Kg de tomates, pepinos, pimentões e milho estão se estragando; falta parceria, dizem os produtores.

100 mil Kg de tomates, pepinos, pimentões e milho estão se estragando; falta parceria, dizem os produtores.

Produção em risco de perda | Leomar Duarte

A falta de comercialização pode resultar na perda de uma grande produção de tomate, pimentão, pepino e milho, em aproximadamente 100 mil Kg. A produção fica localizada no Assentamento Araras, a 20Km de Amarante.

Segundo o produtor, Francisco Leitão (popular Breguinha), não há como calcular o que já foi perdido, fazendo-se urgente a necessidade de uma parceria com o governo, através da SDR, objetivando destinar o que foi produzido para a alimentação escolar. Configuram-se também como parceiro o Emater, o STR e outras instituições congêneres da região.

O governo deveria investir em quem realmente quer trabalhar. Um episódio como este desestimula qualquer produtor. Hoje, estou com as mãos na cabeça sem ter ideia do que fazer com tudo isso, desabafa Breguinha, apontando para a produção que está se perdendo.

O que ainda resta, mesmo que seja vendido, será enorme o prejuízo, disse o secretário de políticas agrícolas e agrárias do STR, Luís Barbosa.

Quem produz para a alimentação escolar tem um limite anual assegurado pelo governo do estado, através da SDR, para comercialização no valor de R$ 4.500,00. Resta o seguinte questionamento dos produtores do município: e quem obtém uma produção equivalente a três ou quatro vezes mais do que o governo pode assegurar? O que podemos fazer?

Em situação similar existem outros produtores no município. ?O nosso apelo é que o governo aumente o limite de compra ou que valorize os resultados da nossa mão de obra já que está claro que queremos trabalhar?, conclui.

COLABORAÇÃO: LEOMAR DUARTE

PRODUÇÃO EM RISCO ABSOLUTO DE PERDA POR FALTA DE PARCERIA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES