Amarante, Cidade Azul do poeta Da Costa e Silva e de outros grandes nomes da cultura, das artes plásticas e literárias, e também do esporte, agora disputa com mais 27 pontos turísticos do estado o título de Maravilha Piauiense. Desta vez, o destaque vai para os casarios que, na sua maioria, são edificações construídas durante o século XIX e que fazem lembrar estilos portugueses, em razão da influência.
Os detalhes do estilo e da conservação do patrimônio despertam a atenção de turistas e historiadores de todo o Brasil. No casario as plantas possuem características da habitação piauiense denominada morada inteira. Em alguns, os azulejos florais portugueses, de Liverpool, tiveram como meio de transporte barcos à vapor, e foram colocados como revestimento de fachada em 1880. Outro detalhe dos casarios são os ladrilhos com desenhos de arranjos de flores.
Uma equipe da Rede Meio Norte esteve em Amarante no último dia 26, domingo. Fotos, gravações e muitas informações foram colhidas sob a orientação turística da historiadora da UESPI, Euzeni Dantas, e também de moradores.
O concurso é uma ação do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, através do Portal meionorte.com, com o apoio exclusivo do Governo do Piauí. A iniciativa do Sistema é exaltar o patrimônio arquitetônico e histórico do estado, além das belezas naturais e dos valores culturais do Piauí.
A primeira fase aconteceu em dezembro de 2011. Em fevereiro está acontecendo a segunda e última fase do concurso, cujo resultado será divulgado no dia 10 de abril, terça-feira. Na ocasião serão publicados, em caderno especial, os 27 concorrentes com relevância às novas 07 maravilhas eleitas.
O internauta poderá votar até o dia 8 de abril, curtindo a fan page facebook/MaravilhasdoPiaui.
Fotos: Euzeni Dantas - Historiadora
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.