Vida de vaqueiro é difícil. Tem que ser corajoso e ter espírito forte. O trabalho de cuidar de gado na caatinga é até perigoso. A proteção do gibão, parapeito, chapéu, sandálias, luvas e perneira é desconfortável, mas necessária. A imagem do vaqueiro ?acourado? - aquele com a vestimenta completa - lembra muito a de um guerreiro, um herói.
Os Festejos de Altos, que vão até quarta-feira (dia 19), homenageiam o glorioso São José: o santo que na sua humildade e com as mãos calejadas da carpintaria garantia o sustento de Cristo e sua família. Também um grande herói, só que da fé. Com tanto em comum, é natural que o Dia do Vaqueiro seja um dos principais momentos dos festejos da cidade de Altos.
A programação neste domingo começou bem cedo com um café da manhã coletivo na barra central das comemorações. Logo em seguida, foi celebrada uma missa que lotou a igreja matriz e a praça. A organização do evento instalou um telão do lado de fora para quem não conseguiu entrar no templo.
Ao meio dia, o ?almoço do vaqueiro? foi servido na Secretaria de Assistência Social do município. Vaqueiros, familiares e a comunidade foram recebidos pela prefeita Patrícia Leal em um encontro que reuniu quase duas mil pessoas. Patrícia disse que ?este é um momento muito especial na vida da cidade. São José e os vaqueiros são exemplos de integridade, determinação e fé. Para que a gente possa sempre lembrar que as dificuldades existem, mas devemos enfrentá-las.?
Durante todo o dia, houve também a apresentação de cantores como o ícone Galego Aboiador, o Roberto Carlos dos vaqueiros, como disse o seu Toinho Fiscal, membro da comissão organizadora. O ?aboio? é a manifestação artística do vaqueiro, a música usada quando toca a boiada, sertão afora.
Por volta das 16h teve início uma grande procissão, com vaqueiros a cavalo, percorrendo as principais ruas de Altos. No início da noite uma missa finalizou o dia. Com a fé renovada, os vaqueiros do município e região começam mais um ano de lutas e esperanças nas veredas do sertão, que Deus e São José os guiem.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.