Desde a última quarta-feira (9), a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Alegrete (NASF), em parceria com a equipe do Programa Saúde da Família, ACS’s e demais servidores da Sec. Mun. de Saúde, vem realizando diversas reuniões esclarecedoras na sede do município e zona rural.
A primeira palestra, voltada para as gestantes, contou com a participação da nutricionista Bruna Alencar e da Psicóloga Rayane Oliveira.
Na manhã de hoje (11) foi realizada, com a enfermeira Kélia Ramos e a coordenadora do NASF, a fisioterapeuta Ada Kalyne, a palestra para os hipertensos destacando a importância da atividade física nestes indivíduos.
Na oportunidade Ada Kalyne esclareceu as questões dos exercícios físicos como: os benefícios das atividades físicas, os exercícios a serem feitos, a duração, a intensidade e a frequência. Lembrou também demais hábitos saudáveis como a alimentação balanceada e a diminuição do estresse e preocupação do dia a dia para não alterar a pressão arterial.
A coordenadora destacou ainda a necessidade de manter a pressão controlada, fazendo o acompanhamento frequente com a equipe de Saúde da Família e explicou que somente os indivíduos com a pressão arterial já controlada podem participar do programa de exercícios. Por questão de segurança, os demais devem antes passar por um cardiologista que, quando verificar a viabilidade, providenciará uma liberação por escrito alegando que o paciente está apto para a realização das atividades físicas.
Ao final da palestra, os participantes acompanharam ainda um vídeo educativo reforçando todas as informações antes oferecidas.
Ainda na manhã de hoje (11), a fonoaudióloga do NASF, Cristiane Ramos, realizou uma palestra junto da população de Alegrete Velho, esclarecendo as áreas de atuação do fonoaudiólogo, bem como as patologias que são tratadas no município.
A equipe do NASF está sempre realizando atividades educativas junto da equipe de Saúde da Família. Fique atento e participe!
Confira as fotos!
Fotos: NASF Alegrete do Piauí
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.