Prefeitura Municipal de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Educação, promove, nesta semana, conferência para elaboração do Plano Municipal de Educação, “Planejando a Próxima Década”. A atividade, realizada nos dias 19 e 20 de maio deste ano, tem como objetivo estabelecer 20 metas, divididas em seis eixos, tendo como base o Plano Nacional de Educação – PNE.
A secretária municipal de Educação, Cleidimar Tavares, destaca que os eixos são: democratização do acesso à educação básica, qualidade da educação básica, combate à desigualdade, educação superior, valorização dos profissionais da educação, e gestão e financiamento da educação.
“Esse Plano de Educação necessita de total atenção, pois ele se tornará lei. A partir dessa conferência, um documento base regerá a Educação no Município pelos próximos 10 anos”, acrescenta a secretária.
Para o prefeito Jonas Moura, o bom planejamento é fundamental para que Água Branca continue como referência de educação municipal de qualidade, sendo exemplo para todo o Piauí.
Jonas lembra que, somente nesta semana, o município foi certificado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) por alcançar o índice de 90,5% de alfabetização de crianças na idade certa, antes dos oito anos de idade, superando em mais de 30% o mínimo estabelecido pelo Programa Palavra de Criança (PCC), que é de 60%.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também divulgou resultados positivos, pois Água Branca está em segundo lugar nos anos iniciais e na sétima posição na educação básica quando comparado com todos os municípios piauienses.
A conferência contou com a presença da professora Conceição Castelo Branco e dos vereadores de Água Branca; dentre eles, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Humberto Tavares.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.