A Prefeitura de Água Branca, em parceria com a Fundação Milton Campos, realizou o seminário “Drogas por quê? Desafios para a educação”. O evento, realizado nesta sexta-feira (12), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), tem como objetivo formar agentes multiplicadores para prevenção do uso e abuso de drogas.
O seminário foi dividido em três painéis: o primeiro, de “Drogas: Conceitos, usos e abordagens”; o segundo, com o tema “Uso de drogas por crianças e adolescentes: Fatores de Risco e de proteção de dados epidemiológicos”; e, por fim, o painel sobre “Prevenção do uso indevido de drogas na escola: Princípios, Metodologia e Estratégias”.
Participaram da atividade, os professores do Ensino Fundamental e Médio, profissionais da área da saúde, assistência social, entidades religiosas e comunitárias, agentes de saúde, agentes de segurança pública e comunicadores.
O prefeito Jonas Moura destaca que a Poder Municipal busca dar total apoio às iniciativas que fortalecem o combate e repressão ao uso de entorpecentes citando, como exemplo, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, promovido em parceria com a Polícia Militar.
Já a deputada federal Iracema Portela, que participou do seminário, acredita que “o combate às drogas é uma causa que não tem dono, pois todos devem fazer a sua parte”.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Francisco das Chagas, a prevenção - através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Crianças e Adolescentes – também está combatendo o uso de drogas no município com eficiência.
Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Cleidimar Tavares, apresentou o programa Família na Escola como peça importante na prevenção. E, representando a Câmara Municipal, o vereador Ivon Lendl, acrescentou que o Poder Público deve unir-se a sociedade para entrar na luta contra as drogas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.