O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, acompanhou, nessa segunda-feira (3), o lançamento da Campanha Laço Branco por parte da Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM), cujo objetivo é mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. A solenidade foi realizada no Palácio de Karnak, sede do Governo Estadual.
A campanha, que faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo, que iniciou no dia 20 de novembro, tem como objetivo sensibilizar e mobilizar os homens pelo fim da violência contra a mulher, por meio de ações em saúde, justiça, segurança pública, educação, ação social e direitos humanos.
O prefeito Jonas Moura destaca a importância da mobilização. “Infelizmente, a prevalência da violência contra as mulheres no Brasil é uma realidade e precisamos combatê-la. Campanhas como esta reforçam o papel de cada um de nós na transformação dessa realidade e na proteção à mulher. Por isso, apoiamos e incentivamos a causa”, frisa Jonas Moura.
Sobre a data
O dia 6 de dezembro foi instituído no Brasil, pela lei nº 11.489/2007, como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, Marc Lepine, um jovem de 25 anos invadiu uma aula da Escola Politécnica. Ele ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. O rapaz suicidou-se em seguida. Marc deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.