A Associação dos Artesãos de Água Branca, em parceria com a Prefeitura Municipal, lançou na última segunda-feira (23/03), na sede da Câmara Municipal, o Projeto “Geração Esperança”. O projeto foi selecionado pelo Programa Criança Esperança, promovido pela Rede Globo de Televisão em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência).
O Projeto Geração Esperança, idealizado pela Associação dos Artesãos, tem também o apoio do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que leva cursos, palestras e oficinas às beneficiárias.
A iniciativa promove a geração de renda para mulheres artesãs por meio do bordado e da costura, além de incentivar a permanência das crianças na escola.
Aproximadamente 100 pessoas, entre mulheres, crianças e jovens, serão beneficiadas. As artesãs terão cursos de costura, design, produção e divulgação de novos produtos desenvolvidos nas oficinas. Já as crianças e jovens serão incentivados a frequentar a escola com aulas de reforço em português, matemática, música e violão.
O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, acredita que a importância do projeto está em despertar nas mulheres a capacidade empreendedora, além de potencializar as atividades produtivas e gerar uma renda extra para a família.
“Estamos promovendo inclusão social, investindo em pessoas, valorizando nossas artesãs e apoiando seus filhos, que agora podem sonhar com um futuro melhor. Esse projeto nos inspira a continuar pensando grande, a fazer sempre o melhor para a população de Água Branca”, afirma o prefeito Jonas Moura.
A presidente da Associação dos Artesãos de Água Branca, Neoci Castro, agradeceu ao apoio e a parceria da Prefeitura na realização do projeto. “Estamos entusiasmadas com o Geração Esperança. É um sonho oferecer alternativa de geração de renda e melhorar as nossas condições. Sinto-me realizada pelo fato de as mulheres terem percebido que a mudança é possível. E para melhor”, diz.
O deputado estadual Wilson Brandão (PSB) também participou do lançamento do Geração Esperança. Ele ressaltou que o projeto abrirá novas oportunidades para o município, melhorando a autoestima das mulheres e trazendo novas opções de renda.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.