Água Branca Livre da Dengue é destaque em publicação nacional

Água Branca Livre da Dengue é destaque em publicação nacional

O programa Água Branca Livre da Dengue foi destaque no site do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A publicação repercutiu a participação do secretário Amilton Feitosa no Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que aconteceu em Brasília, nos dias 24 e 28 de abril. 

 O site destaca que o projeto da Prefeitura de Água Branca "é uma das experiências premiadas da Mostra Brasil Aqui Tem SUS do último Congresso Conasems" e que desde sua implantação, o município conseguiu reduzir o índice de infestação do Aedes aegypti de 7,4%, que é considerado de alto risco de surto de dengue, para zero, servindo como exemplo pelo Ministério da Saúde.

 O programa funciona da seguinte forma: os agentes de endemias visitam as residências e avaliam as condições para a proliferação do mosquito. A partir disso, cada casa recebe um selo: verde é para as casas sem lugares para procriação do mosquito; o amarelo é sinal de alerta para possíveis criatórios; e o vermelho para locais em que foram encontradas larvas do mosquito da dengue.

 O secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, afirma que o sucesso do projeto está na parceria entre a Prefeitura, Secretarias e comunidade. "Os selos estimulam os moradores a ter uma casa sempre limpa e sem condições para a proliferação do mosquito. A Secretaria de Saúde também atua em parceria com outras pastas, como é o caso da Educação. Nós fazemos visitas nas escolas e explicamos aos alunos a importância de não deixar água parada. A luta contra o mosquito da dengue é de todos e é preciso a contribuição da comunidade e nós conseguimos isso em Água Branca, por isso o sucesso do projeto", diz. 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES