O Fundo Nacional de Saúde (FNS) comemora neste mês de julho 45 anos de criação. Instituído pelo Decreto n° 64.867, de 24 de julho de 1969, como um fundo especial, o FNS é o gestor financeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) na esfera federal.
Os recursos administrados pelo FNS destinam-se a financiar as despesas correntes e de capital do Ministério da Saúde, de seus órgãos e entidades da administração direta e indireta, integrantes do SUS. Destinam-se ainda às transferências para os Estados, o Distrito Federal e os municípios, a fim de que esses entes federativos realizem, de forma descentralizada, ações e serviços de saúde, além de investimentos na rede de serviços e na cobertura assistencial e hospitalar.
Essas transferências são realizadas nas seguintes modalidades: fundo a fundo, convênios, contratos de repasses e termos de cooperação. No ano passado, o FNS transferiu para o SUS mais de R$ 56 bilhões. Até junho deste ano, foram transferidos mais de R$ 35 bilhões. Cerca de 3% desses recursos foram destinados a investimentos como construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Academias da Saúde, estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica e Especializada de Saúde e implementação de Complexos Reguladores. O prefeito de Agricolândia, Walter Alencar a plica esses 3% desses recursos que vem do Ministério da Saúde em construção e Ampliação de Unidade Básica de Saúde no Centro e Zona Rural de Agricolândia, A saúde de Agricolândia conta hoje com médicos, enfermeira, técnico em enfermagem e técnico em Agente Comunitário de saúde duas Equipe de Saúde Bucal e uma Clinica de Fisioterapia com três Fisioterapeuta uma Fonoaudióloga três Ambulância para o bom atendimento aos nossos Clientes.
www.fns.saude.gov.br.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.