A voz é o principal instrumento de trabalho de muitas pessoas, como cantores, locutores, teleatendentes, professores, repórteres, radialistas, pastores e vendedores. E todos nós precisamos dela para nos comunicar com outras pessoas, por isso convidamos a fonoaudióloga do Acesso Saúde, Alecsandra Klaumann Branco Ribeiro, que é especialista em voz, para nos dar dicas de como usá-la melhor, afinal nossa fala é o nosso cartão de visita.
?Através da voz somos capazes de transmitir alegria e felicidade, elevando o tom de voz em direção aos agudos; baixando o tom de voz para os graves, quando estamos deprimidos e tristes; aumentamos a intensidade quando estamos irritados; enfim, alteramos nossas vozes com finalidades específicas, e cada pessoa tem qualidade vocal individual e única?, explica a especialista.
Existem alguns cuidados para com a voz que podem ser seguidos por todos, particularmente por aqueles que se utilizam mais da voz ou têm tendência a alterações de voz (exemplo: alérgicos, pessoas que têm rinite etc):
Beber água em temperatura ambiente diariamente em pequenos goles, para manter a mucosa das pregas vocais hidratada, aproximadamente 2 litros ao dia
Evitar bebidas alcoólicas, pois diminuem a sensibilidade na região do trato vocal, aumentando assim o abuso vocal. As consequências só serão evidentes após passar o efeito da bebida: ardor, queimação, voz rouca e fraca.
Evitar competição sonora, falar mais alto que o volume do ambiente
Não fumar, pois o cigarro causa irritação no sistema respiratório e nas pregas vocais, aumentando secreções e infecções, pigarro, edemas e tosse.
Evitar pigarrear, tossir, gritar, pois causa um intenso atrito nas pregas vocais, podendo até lesioná-las
Evitar ambientes com ar condicionado, porque eles ressecam a laringe aumentando o atrito nas pregas vocais. Se não puder evitar, beber bastante água.
Antes do uso intenso da voz, evitar chocolates, alimentos condimentados e derivados de leite, eles aumentam a secreção do muco no trato vocal, produzindo pigarro.
Evitar bebidas geladas ou muito quentes em dias de uso intenso da voz, para não fazer choque térmico na laringe e causar rouquidão
Alimentos leves, verduras e frutas como maçã, bem mastigadas, relaxam a mandíbula, melhorando a dicção e agindo como adstringente, limpando a boca e a faringe
Articule bem as palavras, movimentando bem os lábios e evitando a fala travada e o abuso vocal
Se a rouquidão aparecer, e permanecer por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo, você pode estar com uma disfonia, ou seja, uma alteração na voz.
SERVIÇO
Mais informações:
www.acessosaude.com.br
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.