Prefeitos de 53 municípios piauienses assinaram, nessa quarta-feira (02), no Campus Teresina Central, termos de compromisso com o Instituto Federal do Piauí (IFPI). O objetivo do compromisso é desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade à distância.
Entre os prefeitos que assinaram a parceria estava Reginaldo Raimundo Rodrigues ?MOLÃO?, de Acauã (PI).
A cerimônia oficializou a entrada das cidades na Rede e-Tec Brasil, que tem regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Com a assinatura dos termos, os prefeitos se comprometem a criar e manter a estrutura física e de recursos humanos para o funcionamento do pólo de apoio presencial e disponibilizar telessala com data show, telefone, computador, televisão, dentre outros equipamentos.
O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, destacou a importância da parceria em prol da expansão da educação tecnológica no Estado. ?Com o ensino a distância, estamos proporcionando o acesso ao mundo do trabalho para jovens e adultos, inclusive para profissionais que trabalham, mas sentem falta de uma melhor qualificação", disse.
De acordo com o secretário estadual de Educação, Átila Lira, o IFPI é uma instituição que tem um primor na oferta de educação de qualidade no Piauí. "Estas parcerias garantem a ampliação de oportunidades e uma universalização compartilhada da educação em todo o Estado", comentou.
EAD - No IFPI, o ensino a distância começou em 2008, com 350 alunos em seis pólos de apoio presencial. Em 2012, o número de estudantes passou para mais de 3 mil; e, neste semestre, deve chegar a mais de 12 mil alunos em mais de 70 pólos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.