Por que São João dos Patos não recebeu a agência do INSS?

Por que São João dos Patos não recebeu a agência do INSS?

Colinas e São João dos Patos, não ganharam agêcia do INSS. | Divulgação

Em março de 2009, o então Ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel, lançou o chamado o plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS, em tal plano estipulava-se um aumento das agências do INSS até então presentes em 950 cidades para 1.670 cidades, sendo estas cidades com mais de 20 mil habitantes. Tal plano foi direcionado a vários prefeitos do Brasil, que tivessem o mandato de 2009 a 2012, nele havia às informações e critérios necessários para que a cidade beneficiada pudesse ter a sua agência do INSS instalada.

O plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS, também possuía uma lista com os 720 municípios contemplados e selecionados pela Previdência Social, distribuídos em todas as Unidades da Federação, sendo 67 municípios do nosso estado, destes 04 eram do Médio Sertão Maranhense: Buriti Bravo, Colinas,São Domingos do Maranhão e São João dos Patos.

Para instalação da agencia do INSS, o prefeito da cidade teria que doar um terreno atendendo os seguintes requisitos: área mínima de 1.000 metros quadrados; terreno de superfície plana e de localização central com fácil acesso a população. Doado o terreno, se realizaria a vistoria no mesmo e atendidos os critérios, o prefeito encaminharia para a câmara municipal projeto de lei de doação de terreno e pronto. O plano vinha até com modelos Minuta de doação e o projeto previa uma agência com 330 metros quadrados de área construída, a custo médio de R$ 750 mil.

Uma Agência da Previdência Social em nossa cidade, além de ser instrumento de distribuição de renda, representaria um estímulo ao crescimento econômico e à movimentação dos setores produtivos nos Municípios, em especial os pequenos negócios.

Ocorre que em 19 de outubro de 2011, o Presidente do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ? INSS, publicou o Edital nº 01, onde anunciava a realização do concurso público para provimento de cargo de PERITO MÉDICO PREVIDENCIÁRIO e TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL. Tendo três vagas para Técnico do Seguro social destinadas a cidade de Buriti Bravo e duas vagas destinadas a cidade de São Domingos do Maranhão, tendo sido realizadas as provas na data de 12/2/2012.

Para surpresa de muitos, as duas maiores cidades do Médio Sertão, Colinas e São João dos Patos, não constavam no edital. O que teria acontecido? Afinal as duas haviam sido selecionadas, então, qual o motivo de ambas não terem sido contempladas com a agência? Bom isto somente nossas autoridades poderão responder e a sociedade gostaria de entender.

Confira o plano de expansão no site: http://www.previdencia.gov.br/arquivos/office/3_090316-092117-572.pdf



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES