Após divulgação do resultado final do concurso público da cidade de Paraibano(MA), observou-se que vários nomes aprovados e classificados têm ligação direta com a atual gestora municipal (parentes, familiares e aliados) , principalmente no que tange os principais cargos concorridos.
Tal fato foi o suficiente para que se levantassem várias hipóteses de irregularidades e suspeitas de supostas fraudes.
Segundo o site noticiasdeparaibano.com do Sr. Amaury Carneiro em entrevista com o Promotor de Justiça Dr. Francisco Fernando de Moraes Filho, este teria solicitado ao Instituto Machado de Assis, através de ofício, no dia 24 de janeiro, os gabaritos originais após a divulgação do resultado final do concurso público. Para que os mesmos fiquem de posse da justiça e depois da realização da primeira e da segunda etapa do concurso, uma equipe formada por três promotores e sete servidores do Ministério Público, carimbaram e fotografaram os gabaritos por amostragem, com o objetivo de tentar diminuir o máximo possível a tentativa de fraude. Tal ato inibiria uma tentativa de fraude posterior à correção das provas:
?Antes dessa ação do MP, os possíveis responsáveis pela suposta fraude poderiam saber o resultado do concurso e tentar fraudar posteriormente, por exemplo; possivelmente, poderiam, onde há uma ou duas vagas, colocar dois ou três pontos a mais para o beneficiado; a fraude posterior foi evitada. Mas, como o eventual candidato a ser beneficiado não sabia do resultado dos demais, ele procurou fechar a prova ou ficar perto disso, temos muitos suspeitos não estou afirmando são só hipóteses?.
?Para que possamos tomar uma medida concreta para anular um concurso, precisamos de provas cabais para nos embasarmos, e isso ainda não temos, o que temos são indícios; portanto, qualquer suspeita que possa levar a uma prova concreta, a comunidade precisa denunciar, comunicar ao Ministério Público, para que possamos tomar as providências cabíveis? . Relatou o Promotor ao site noticiasdeparaibano.com.
Vale ressaltar que a Instituição Machado de Assis, também foi a responsável pelo concurso público de Passagem Franca e fará o concurso de São João dos Patos, se nestas cidades também houver questionamentos quanto aos resultados, ai cabe a justiça investigar, julgar e punir, por enquanto são só hipóteses e suspeitas, nada de concreto.
A empresa foi responsável pela realização do concurso público também na cidade de São Benedito do Rio Preto-MA e lá também houve vários questionamentos e suspeitas de uma suposta fraude:
Na listas dos aprovados estão primos, tios, amigos e outros familiares do prefeito daquela cidade:
Francinalva Silva Carneiro ? Professora Ensino Fundamental (Nº 208) ? Prima
Andrea Rodrigues de Sousa ? Professora Ensino Fundamental (Nº 3 789) ? Irmã adotiva
Fabio Alves Fonseca ? Professor Ensino Fundamental (Nº1 917) ? Primo
Elismar da Luz ? Enfermeiro (Nº 2 170) ? Amigo pessoal
Hylmara Mesquita Carneiro ? Assistente Social (Nº 2 782) ? Prima
José Wilson Carvalho de Mesquita ? Bioquímico/Farmacêutico (Nº 2 921) ? Primo
Herlon Reinaldo Carneiro ? Terapeuta Ocupacional ? (Nº 2 511) ? Primo
Tiago Monteles Carneiro ? Fiscal de Obras ? (Nº 1 668) ? Primo
Edilene Carneiro Silva Dutra ? Guarda Municipal ? (Nº 1 775) ? Prima
Valdemir Ferreira de Amorim ? Técnico Agrícola ? (Nº 2 048) ? Já é secretário da Prefeitura
Jailson Caldas Lopes ? Eletricista ? (Nº 2 534) ? Vereador da base aliada
Ezequias Lima Graça ? Eletricista ? (Nº 2 335) ? Cunhado do Vereador Jailson Caldas
Raimundo Nonato Pinto Veras ? Motorista ?D? ? ( Nº 2 768) ? Amigo pessoal
Sebastiana Maciel Ferreira ? Operacional de Serviços Diversos ? Esposa do tio do prefeito
Maria Elenir de Barros Diniz ? Professora ? esposa do vereador Amilton da base aliada (Professora Polo I)
João Serginaldo de Lira ? Fiscal de Tributos- Já é secretário adjunto de saúde
João Marcelo Carvalho de Mesquita ? Educação Física ? Primo do prefeito
Raniere Alves Viana ? Agente Comunitário de Saúde ? Sobrinho do secretário adjunto de Administração e atual presidente da comissão do concurso.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.