Realizada a 1.ª Caminhada do Hiperdia

Realizada a 1.ª Caminhada do Hiperdia

1.ª Caminhada do Hiperdia | Maria Luiza

Para marcar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (25) um evento denominado de 1.ª Caminhada do Hiperdia, esta caminhada saiu às 07:30hs da manhã e foi aberto à população do Bairro Redenção. O objetivo da ação é levar ao conhecimento do público todos os malefícios que a hipertensão arterial pode causar à saúde das pessoas, além de outros fatores de risco que podem acarretar doenças cardiovasculares.

Uma equipe de aproximadamente 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e psicólogos estavam de prontidão para aferirem a pressão arterial e glicose. O Ministério da Saúde estima que cerca de 20% da população brasileira sejam hipertensos.

Segundo a Secretária de Saúde senhora Samara Orsano, a mesma obteve informações que a hipertensão é uma doença silenciosa, por isso é muito importante tomar atitudes preventivas. ?O mais importante é a prevenção. Os hábitos saudáveis que a os profissionais de saúde da Secretaria recomendam são dietas adequadas com pouca gordura e sal, realização de atividade física e as consultas periódicas.?

De acordo com o Coordenador do NASF senhor Glaicon Barbosa, também é preciso evitar o consumo excessivo de álcool e abolir o tabagismo. Segundo ele, são dois hábitos que prejudicam o tratamento e potencializam o surgimento da doença. Glaicon acrescenta que os pais precisam dar mais atenção aos hábitos alimentares dos filhos. ?Uma criança não saudável é um adulto com doença, isso é exponencial, quanto menos se prevenir, mais doença no futuro?, destacou.

Como foi relatado pela Enfermeira Luciana do Posto de Saúde Lauro Barbosa, a hipertensão é uma doença que eleva a pressão nos vasos sanguíneos podendo comprometer órgãos importantes como o cérebro, coração e rim. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e uma das principais consequências da falta de controle da doença é a redução da expectativa de vida em 16 anos.

Além das avaliações, também aconteceram palestras informativas abordando diversos temas, foi uma ação de suma importância, uma vez que a melhor forma de prevenção é a informação e assistência por parte da saúde.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES