Parnarama realiza Plano Municipal de Saneamento Básico

Parnarama realiza Plano Municipal de Saneamento Básico

Plano Municipal de Saneamento Básico | Aristeu Carvalho

O município de Parnarama está realizando outra etapa para a elaboração do Plano Municipal de Parnarama, o mesmo terá uma reunião técnica amanhã (22) no povoado Brejinho do Ismael e na sexta (23) no povoado Olho D"água e na próxima semana encerará outra etapa, só que agora será na zona urbana, veja agora como funciona o plano.

Apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

A partir de 2007 com a Lei n° 11.445, do Saneamento Básico, a prestação dos serviços públicos de saneamento básico deve observar uma série de condições que garantam o acesso de todos a serviços de qualidade e com continuidade.

As obrigações e responsabilidades do poder público e dos prestadores de serviços estão claramente definidas, assim como os direitos da sociedade.

Essa Lei define a obrigatoriedade de todos os municípios na elaboração do Plano de Saneamento Básico.

Planejar o Saneamento Básico é essencial para estabelecer a forma de atuação de todas as instituições e órgãos responsáveis, ressaltando a importância da participação da sociedade nas decisões sobre as prioridades de investimentos, a organização dos serviços da área de saneamento básico.

Importância do Saneamento

O Saneamento Básico é o conjunto de serviços e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

As ações de saneamento são consideradas preventivas para a saúde, quando garantem a qualidade da água de abastecimento, a coleta, o tratamento e a disposição adequada de dejetos humanos e resíduos sólidos. Elas também são necessárias para prevenir a poluição dos corpos de água e a ocorrência de enchentes e inundações.

Entenda como funciona o Plano Municipal de Saneamento

O Plano de Saneamento Básico é um instrumento onde são definidas as prioridades de investimentos e os objetivos e metas de forma a orientar a atuação dos prestadores de serviços.

O poder público local e os órgãos responsáveis pela política pública de saneamento básico têm a responsabilidade institucional de elaborar seu Plano de Saneamento. Porém, é fundamental a mobilização e a participação social.

Para tanto, serão promovidos Seminários, oficinas em Setores de Mobilização nos Povoados Brejinho do Ismael, Olho D?Água dos Nôga, Sede e audiências públicas que congreguem representantes de todos os segmentos sociais locais.

As Fases de elaboração do Plano são:

O PMSB será desenvolvido em etapas não estanques e por vezes concomitantes:

Etapa 1 - Formação de Grupo de Trabalho;

Etapa 2 - Mobilização Social;

Etapa 3 - Elaboração de Diagnóstico da situação do saneamento básico e os efeitos na saúde e nas condições de vida da população;

Etapa 4 - Prospectiva e Planejamento Estratégico;

Etapa 5 - Definição de programas, projetos e ações necessárias para alcance do cenário de referência;

Etapa 6 - Plano de Execução;

Etapa 7 - Aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico;

Etapa 8 - Implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico;

Etapa 9 - Avaliação do Plano Municipal de Sanem.

Maiores Informações:

Núcleo Executivo

Contatos:

Francidene Magalhães Torres

Tel: (98) 8803.2508

Correio eletrônico:

ceplam.ma@hotmail.com

Núcleo de Coordenação

Contato:

José Orlando de Jesus França

Tel: (99) 3257.1144

Correio eletrônico:

jojmo@hotmail.com



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES