Segundo informações obtidas de um dos pacientes Renais de Parnarama que não quis se identificar, estão quase sem dormir preocupados porque segundo este mesmo paciente disse que o Motorista o senhor Davi, que tem um contrato com a Prefeitura para transportar estes pacientes para o município de Timon, está com três meses de atraso com o seu respectivo pagamento. Segundo mais informações obtidas o senhor Davi ontem (13) andou pelos quatro cantos da prefeitura para arrumar a combustível, pois só faria a viajem hoje se os colocassem combustível, mas o mesmo disse que se até a sexta feira não regularizasse sua situação o mesmo não iria mais fazer o referido translado.
Vejamos o que o Ministério da Saúde preconiza conforme a situação dos pacientes de Parnarama com relação ao tratamento deles, que se encaixa com a denominação de TFD ? Tratamento Fora de Domicílio:
Através da Portaria SAS N.º 55, de 24/2/1999, o Ministério da Saúde normatiza o TFD - Tratamento Fora do Domicílio, considerando a necessidade de garantir acesso de pacientes de um Município/Estado a serviços assistenciais de outro Município/Estado e considerando a importância da operacionalização de redes assistenciais de complexidade diferenciada.
A Portaria SAS Nº 55, de 24/2/1999, estabelece que as despesas de TFD sejam pagas através do Sistema de Informação Ambulatorial ? SIA/SUS e especifica o procedimento na Tabela SUS.
Agora imaginam o que esses pacientes estão passando, pois a cidade tem com gestor um prefeito e um vice prefeito ambos médicos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.