O Colegiado do Conselho Municipal de Parnarama esteve reunido ontem (17) na sede da Secretaria de Saúde para tratar de assuntos de grande relevância para a Saúde de Parnarama. O mesmo esteve reunido tratando de assunto como a implantação do Serviço Móvel de Urgência no município o SAMU ? 192, na reunião foi discutido e aprovado por unanimidade dos presentes que a Regulação do SAMU no município será feita pela Macrorregião Caxias. Segundo a Diretora Geral da Saúde de Parnarama a senhorita Ravena Ribeiro Moreira o SAMU no município está com sua obra 100% concluída, aguardando apenas os trâmites exigidos pelo Ministério da Saúde, a mesma fez um convite aos conselheiros que ao final da reunião pudessem conferir in loco a construção da sede do SAMU ? 192, assim como também a reforma da ampliação do Hospital São Domingos.
Outra pauta discutida e aprovada pelos conselheiros de saúde, tratava-se do complemento que o senhor Prefeito Dr.º David Pereira de Carvalho que no inicio de sua gestão melhorou a qualidade do transporte dos pacientes renais que fazem tratamento em Timon, que antes eram transportados em um carro velho e sem ar-condicionado oferecendo um total desconforto e que ao assumir a prefeitura disponibilizou uma transporte novo e com total conforto para estes pacientes. O prefeito sensível ainda com estes pacientes que recebem uma ajuda de custo denominada pelo Ministério da Saúde de TFD ? Tratamento Fora de Domicílio, que antes recebiam um irrisório valor de R$ 8,40 a diária para custear sua alimentação, o mesmo solicitou a autorização do Conselho de Saúde que iria o referido valor é insuficiente para cobrir tais despesas, isto porque os pacientes precisam de uma alimentação mais saudável e diferenciada, o mesmo se propôs a dobrar o valor para R$ 16,80 por cada diária de cada paciente e que este valor acrescentado seria retirando do Fundo Municipal de Saúde ficando o Ministério como o mesmo valor de antes. Após o término da reunião os membros do Conselho foram convidados para visitar as obras do SAMU e da Reforma do Hospital.
Durante a visita no hospital, os membros de depararam com uma ex conselheiros e defensora do Controle Social no município a senhora Maria Amélia conhecida como Amizade, a mesma ao ver os demais conselheiros se emocionou, mas mesmo em condições de falta de saúde a mesma fez questão de enaltecer a real importância do papel do conselho na gestão da saúde no município. Os conselheiros se emocionaram e desejaram saúde e um retorno breve da amiga Maria Amélia (Amizade).
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.