
Ontem, 9 de novembro, foi aniversário de um dos ícones da Música Popular Brasileira: Torquato Neto. O poeta, letrista, jornalista, cineasta e ator Torquato Neto nasceu em 9 de novembro de 1944, em Teresina. Após seu aniversário de 28 anos, cometeu suicídio, na madrugada de 10 de novembro de 1972, na sua casa no Rio de Janeiro, onde morava, desde 1962.
Torquato deixou um legado breve e plural, em jornalismo, poesia, cinema e composições. Segundo o poeta e pesquisador Marcelo Dolabela, Torquato é um dos poucos que se insere no seletíssimo grupo de artistas que, após a morte, tiveram mais obras lançadas do que quando em vida. Está ao lado de Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski e Vinícius de Morais.
Patrícia Ahmaral lança projeto em que faz homenagem a Torquato - Kika Antunes
Tropicalismo
Parceiro de Gilberto Gil e Caetano Veloso, é considerado um dos principais pensadores do tropicalismo. Torquato está na capa do LP-manifesto Tropicália Ou Panis Et Circense (1968) e assina duas faixas, Geléia Geral, com Gil e Mamãe Coragem, com Caetano.
Gal Costa, uma das cantoras que também fez parte de sua geração, faleceu nesta quarta-feira, 9 de novembro de 2022. Mais uma voz que silencia numa data que se liga ao artista piauiense.
Neste dia 10 de novembro chega às plataformas digitais de áudio o álbum ‘Um Poeta Desfolha A Bandeira’, de Patrícia Ahmaral em que canta Torquato Neto - vol.1, com a participação de Zeca Baleiro, Chico César e Jards Macalé.
Projeto da artisat chega às plataformas digitais nesta quinta-feira - Kika Antunes
Projeto
São nove faixas independentes com direção artística de Zeca Baleiro e direção musical de Rogério Delayon, Marion Lemonnier e Walter Costa. O projeto gráfico é assinado por Chico Amaral. Traz ainda fotografia de Kika Antunes e assistente Ester Antunes. O projeto foi gravado com recursos da Lei Aldir Blanc (2020) e através de campanha crowdfunding.
O vol.1, 'Um Poeta Desfolha A Bandeira', chega às plataformas digitais nos 50 anos da morte desse, considerado um dos maiores letristas da Tropicália. Vol. 2 sai em janeiro de 2023.
Álbum conta com participação de Zeca Baleiro, Chico César e Jards Macalé - Foto Andrea Nestrea
Encarte digital
A novidade é também um encarte digital. A partir do lançamento nas plataformas, o público poderá conferir letras, fichas técnicas, fotos e textos de apresentação em um encarte digital, com projeto gráfico do artista plástico Chico Amaral (Barcelona) e fotografias de Kika Antunes (Belo Horizonte-MG).
Patrícia Ahmaral lança tributo inédito ao poeta piauiense Torquato Neto, em CD duplo, dedicado à sua obra musical, com participação de Zeca Baleiro, Chico César e Jards Macalé.
“É um álbum aberto, com contribuições marcantes nas canções”, explica Patrícia que ainda define com maestria o homenageado.
“Acho que Torquato é uma figura singular na cultura brasileira, sem paralelo, por sua atuação múltipla como artista da poesia, cinema e jornalismo e pela forma como atuou, seja como agitador na cena, seja como criador, sempre na articulação permanente com a vanguarda. Suas colunas culturais são um legado inestimável”.
LEIA MAIS
Dez fatos sobre a trajetória do multiartista piauiense Torquato Neto

Documentário sobre Torquato Neto estreia este ano no Curta!

Ponte Estaiada terá escultura em homenagem ao poeta Torquato Neto

“Torquato Neto – Todas as Horas do Fim” estreia no Canal Brasil

Documentário sobre Torquato Neto será exibido em escolas no Piauí
Veja mais

Ex-atriz mirim rebate fake news de morte: “Está tudo bem”

Ex-The Voice Kids morre aos 17 anos vítima de AVC; saiba detalhes

Gisele Bündchen curte férias com Ivanka Trump e é detonada na web
