Quais são as fases de decomposição do corpo humano? veja detalhes! - O grande colapso

Após aquele derradeiro período de 12 a 24 horas após a morte, o corpo do ser humano segue pelo mesmo processo, desempenhando seu papel como uma das máquinas mais complexas do mundo, tanto durante a vida quanto na morte. - O grande colapso

Slide 2 de 5

O grande colapso

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após o último suspiro de vida ter deixado o corpo, o cérebro e os órgãos internos iniciam seu processo de desligamento até a parada total — nesse caso, a morte dos tecidos que os inviabilizam. O fluxo de sangue vai cessar, empurrando as veias, artérias e órgãos vitais para um estado irreversível de estagnação.

Sem o cérebro controlando tudo, inclusive a temperatura interna do corpo, tudo se resfriará de sua temperatura média para se igualar à temperatura ambiente. Sem fluxo sanguíneo para manter os músculos relaxados, o sistema muscular mudará para rígido, caracterizando o estágio de rigor mortis, que ocorre cerca de 4 horas após a morte declarada, e que também depende da temperatura em que o corpo está exposto.

Enquanto o sangue começa a se acumular nos pontos mais baixos do corpo e em suas extremidades, as bactérias naturais mantidas no intestino se voltam contra ele e passam a corroer seu revestimento intestinal à medida que as células vão morrendo. Esse processo de morte celular é caracterizado pela deterioração das paredes celulares, sucumbindo às enzimas celulares que as canibalizam.

Tudo isso não é observável a olho nu, mas os gases que começam a ser emanados são o suficiente para atrair as moscas e varejeiras da carne para colocar seus ovos no corpo morto.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES