Totalmente indicada! Fernanda Torres está entre as indicações ao Oscar 2025 como Melhor Atriz por sua atuação em Ainda Estou Aqui, um marco para o cinema brasileiro. O filme, dirigido por Walter Salles, também conseguiu indicações nas categirias de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, um feito até então nunca alcançado.
APÓS UM JEJUM DE QUASE TRÊS DÉCADAS, FINALMENTE VEIO AÍ!
Essa indicação acontece 26 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ser indicada na mesma categoria de Melhor Atriz por Central do Brasil (1998), também dirigido por Walter Salles. Esse intervalo entre as indicações de mãe e filha reforça o laço artístico da família e marca como um dia histórico para o cinema nacional.
MAS CALMA, NEM TUDO SÃO FLORES!
Apesar da empolgação, especialistas apontam que Fernanda enfrenta um caminho desafiador para conquistar a tão sonhada estatueta. A atriz concorre com Mikey Madison (Anora), Demi Moore (A Substância), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez) e Cynthia Erivo (Wicked). Entre elas, Demi Moore, considerada favorita por liderar 16 das 36 previsões de especialistas do site GoldDerby.
Vale lembrar que Fernanda Torres ganhou destaque ao vencer o Globo de Ouro, mas sua ausência em prêmios "precursores", como o SAG Awards, enfraquece sua posição. Esses prêmios costumam ser um termômetro importante, já que muitos dos jurados também integram a Academia.
A recente estreia de Ainda Estou Aqui nos Estados Unidos, em circuito limitado, também é um fator que pode influenciar as chances de nossa Fernandinha. A indicação do filme a Melhor Filme pode ajudar a ampliar sua visibilidade, mas o favoritismo ainda está com as produções em língua inglesa, eles sempre querendo nos tombar.
NOSSA QUEEN TEM UMA GRANDE CONCORRENTE
Não podemos esquecer também, que a Karla Sofía Gascón surge como uma concorrente forte, podendo fazer história como a primeira mulher trans a vencer na categoria de Melhor Atriz. Seu filme, Emilia Pérez, lidera as indicações ao Oscar com 13 categorias, o que fortalece suas chances.
Mesmo com os desafios, a indicação de Fernanda Torres já é um marco histórico. Em 2 de março, a noite do Oscar promete ser emocionante para o Brasil, com uma representação significativa em categorias de destaque.