Suyane Pessoa

Coluna da jornalista Suyane Pessoa com dicas de Maternidade

Lista de Colunas

Exclusivo Neymar X Bruna Biancardi: até que ponto a traição pode prejudicar o bebê

Será que esse escândalo, da traição, afeta a vida do bebê que ainda está dentro da barriga? Que consequências isso pode ter para a criança? Eu conversei com a pediatra dra. Danusa Alencar que explica pra gente.

Avalie a matéria:

Nos últimos dias, na internet, a traição do jogador Neymar foi um dos assuntos mais comentados nos perfis de fofocas e em sites de entretenimento. O atleta teria traído a atual namorada, Bruna Biancardi, nas vésperas do dia dos namorados, e o maior agravante é que a então noiva, está esperando um filho do jogador.

Muitos internautas repudiaram a atitude de Neymar. "Nossa! Não respeita nem mulher grávida" - disse Maria Andreia em um perfil no Instagram. Comentários nesse sentido foram unânimes, o fato de o jogador ter traído a namorada no estado em que ela está causou a revolta de muitos. Mas será que esse escândalo, da traição, afeta a vida do bebê que ainda está dentro da barriga? Que consequências isso pode ter para a criança? Eu conversei com a pediatra dra. Danusa Alencar que explica pra gente.

Segundo pesquisas cientificas, a vida ainda começa dentro da barriga, no desenvolvimento do bebê ele já capaz de sentir emoções, e de se correlacionar com o ambiente externo. Por isso, os médicos batem tanto na tecla de que passar por uma gestação tranquila é extremamente saudável.

O estudo mais recente publicado na revista Pnas, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, pesquisadores da Universidade de Michigan e da Universidade de Nova York identificaram que mesmo dentro do útero a criança já pode começar a desenvolver traumas. Além disso, as atitudes da gestante e as situações às quais está exposta — perda ou ganho de peso, estresse, qualidade de vida, hábito alimentar — são importantes na configuração das características do filho quanto a genética.

No caso de Bruna Biancardi, que teve seu nome envolvido numa grande polêmica a nível nacional, tamanha repercussão pode ter gerado estresse na vida da influenciadora, o que pode sim ter prejudicado a saúde do bebê. Segundo a pediatra Danusa Alencar, conflitos externos e problemas pessoais podem ter impacto na saúde gestacional, o que pode afetar o desenvolvimento do bebê durante a gravidez.

Uma mãe preocupada, estressada, faz com que o hormônio do estresse esteja sempre em alta no organismo, e isso pode afetar o bebê.” Disse a pediatra.

Ainda segundo ela, o estresse crônico é relacionado a parto premeturo, baixo peso ao nascer e problemas comportamentais na criança. “Exemplo disso, temos em mães que vivem em relacionamentos tóxicos, onde convivem com alcoolismo e drogas em seu domicilio, esses são os mais gritantes, por isso, a rede de apoio é muito importante. Uma gestante precisa ter uma rede de apoio para poder ultrapassar todas essas dificuldades que possam parecer, tudo em prol de um bebê saudável” – destaca a doutora Danusa Alencar.

Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES