Por Arimatéa Carvalho
O governador eleito do Distrito Federal, que é de família piauiense e passou parte da infância e adolescência em Corrente, no Sul do Estado, vai receber o título de Cidadão Piauiense. Ok. De fato, Ibaneis Rocha é hoje uma figura do primeiro time do cenário nacional e sempre manteve fortes ligações afetivas e de negócios com o Piauí, no setor agropecuário.
O problema: o deputado estadual João Mádison, do MDB, aprovou na Assembleia Legislativa o título de Cidadão Piauiese a ser entregue pela Assembleia Legislativa. Eles são amigos muito próximos e Ibaneis já convidou Mádison para visitá-lo em Brasília antes da posse. Mas o colega, deputado estadual Zé Santana, diz estranhar esse título, porque ele próprio aprovou o mesmo título ainda em 2016.
“Ficamos surpresos com essa notícia oriunda de outro parlamentar. O título já foi aprovado há dois anos e somente por questão de agenda Ibanês ainda não veio receber. O nosso reconhecimento é fruto de um trabalho antes de qualquer processo eleitoral e resultante também de suas fortes relações com o nosso Estado”, afirmou o deputado Zé Santana.
Segundo Santana, no dia 13 de abril de 2016, por sua indicação, foi aprovado em plenário a mesma homenagem ao então Conselheiro da OAB Nacional, e ex-presidente da secção da entidade no Distrito Federal.
A afirmação de Zé Santana que o título foi "independente de qualquer eleição" coloca uma pimenta extra no título aprovado por Mádison e sugere um Duelo típico do quadro Jogo do Poder, da Rede Meio Norte.