Por Arimatéa Carvalho
Finalmente o governador Wellington Dias (PT) está definindo os espaços dos partidos aliados no governo. Neste momento, no Palácio do Karnak, começou a reunião com os deputados da base na Assembleia. Os dois aliados de maior peso são o Progressistas e o MDB.
Atualmente o Progressistas tem a Defesa Civil, Detran e Transportes. Esta última pasta deve ser fundida a outra duas secretarias, Obras e Transportes, formando assim uma supersecretaria.
O partido presidido pelo deputado estadual Júlio Arcoverde espera que o governador reconheça o papel fundamental da agremiação na reeleição para o quarto mandato. E, claro, mantenha no mínimo o mesmo naco administrativo.
Mais cedo, o blog ouviu o suplente de deputado estadual Mainha, do Progressistas, sobre ele assumir uma secretaria. Ele não negou, mas preferiu não comentar em respeito a uma negociação que ainda está em curso.
O nome de Arão Lobão, do Detran, é tido como certo para permanecer no comando do Departamento caso o órgão continue com o grupo político do senador Ciro Nogueira.
Em outra frente, no PTB, a deputada estadual Janaína Marques deve novamente ser secretária. Ela já explicou ao governador Wellington Dias que gosta mesmo é de gestão, atividade para o qual tem um natural talento. Assim sendo, prefere ser secretária e será atendida em seu pleito. Ela pode ocupar Cidades, que seria mantida no organograma.