Por Sávia Barreto
A expectativa era que o governador Wellington Dias (PT) conseguisse anunciar o secretariado de seu quarto mandato nesta terça-feira, 30, até o final do dia, mas ajustes com a base ainda devem ser fechados no feriado e o anúncio oficial ficou para a quinta-feira, 02.
O blog Primeira Mão lista os impasses que o chefe do Executivo estadual ainda precisa equacionar até lá:
- PDT: partido dos Flávios (Nogueira pai, deputado federal e filho, deputado estadual) não quer mais uma pasta que não gerencie obras. Dessa forma,o espaço oferecido, de Turismo, não contemplaria o interesse da sigla que cresceu na última eleição.
- PRTB: cogitado na pasta da mineração às coordenadorias, o partido do deputado Fernando Monteiro ainda não tem seu espaço definido.
- PR: estava tudo certo para que o PR ficasse com a pasta de Cidades com o deputado Fábio Xavier nela, mas de última hora a secretaria foi cogitada para o PT. A questão não foi resolvida.
- PP: em conversa com o blog Primeira Mão, o senador Ciro Nogueira informou que iria viajar e as últimas tratativas da legenda seriam feitas pelos parlamentares da legenda. Questionado se a situação do Progressistas estava resolvida na questão dos espaços de Governo, Ciro respondeu negativamente. O governador também deve procurar uma maneira de acomodar o ex-prefeito BSá, que não vai mais ficar com a coordenadoria de Irrigação, conforme o blog adiantou esta semana. No Meio Ambiente, apesar as especulações de que o suplente de deputado Mainha pudesse comandar a pasta, o Progressistas não teria interesse.