Vereadores podem deixar base de Firmino para tentar garantir eleição

Vereadores podem deixar base de Firmino para tentar garantir eleição

Por Sávia Barreto

Não se fala em outra coisa: cálculos estão sendo realizados quase que diariamente pelos vereadores de Teresina e, pelo rumo da matemática, vai sobrar gente fora da base do prefeito Firmino Filho (PSDB) – nomes que podem ir para oposição ou circular em partidos independentes do Palácio da Cidade. São 21 vereadores da base, excluindo Luís André (PSL), que votou a favor de Jeová Alencar (PSDB) para a presidência da Câmara e, desde então, afastou-se de Firmino. O blog Primeira Mão apurou com vereadores da base e da oposição que a perspectiva é de que pelo menos dez nomes com mandato (como Graça Amorim e Ítalo Barros, por exemplo, que já anunciaram estar a procura de outros partidos) ou suplentes bem votados, possam conseguir se eleger no PSDB ou Progressistas. E como ficam os outros aliados?

Tirando esses quase 10 vereadores da base com grande chance de reeleição, apoiados por Firmino Filho, seja no Progressistas ou no PSDB, restam 12 vereadores e suplentes bem votados, soltos. A tendência é que se dividam em partidos menores – sendo que muitas siglas hoje já se recusam a receber vereadores com “muitos votos” (criando o “teto”), pois avaliam que isso impede a atração de outros candidatos menos expressivos eleitoralmente mas proporcionalmente importantes para alcançar o coeficiente eleitoral. Isso tudo, sem contabilizar os novos partidos, como Patriota e Democracia Cristã, que estão sendo apoiados indiretamente pelo prefeito.

Resumo: não há como todos os vereadores e suplentes preferenciais da base serem eleitos na situação, por isso se diz nos bastidores que tem muita gente sobrando e pensando em se bandear, no momento oportuno, para o lado de Georgiano Neto (PSD) ou do grupo de Themístocles Sampaio (MDB). Ou seja, todo mundo quer se salvar de um jeito, ou de outro. 

E, para Firmino, isso também não é ao todo ruim, pois ele pode ajudar em campanhas com menos custo de nomes novos ao invés dos vereadores, cujos compromissos já assumidos no mandato demandam mais atenção. Os vereadores sabem disso, portanto, ficam mais preocupados ainda.

Chapas de vereadores em Teresina para eleição 2020:

PSDB:

Edson Melo

Samuel Silveira

Podem virar tucanos:

Venâncio Cardoso

Caio Bucar

Luís Lobão

Pastor Levino de Jesus

Joninha

Progressistas

R.Silva

Inácio Carvalho

Aluísio Sampaio

Podem virar progressistas:

Graça Amorim

Ítalo Barros

Evandro Hidd (a depender da situação do PDT, cujo presidente, Flávio Nogueira, pode sair do partido)

Fora da base:

Luís André (PSL)

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES