Por Sávia Barreto
Os vereadores Venâncio Cardoso (PSDB) e o suplente R. Silva (Progressistas) estão articulando uma emenda parlamentar no valor de quase R$ 250 mil para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) comprar novos testes rápidos para Covid-19. A ação é para que motoristas, cobradores e trabalhadores em lotéricas sejam as próximas categorias a passarem por testagem rápida, da forma como tem ocorrido com os taxistas.
A questão foi consultada e amplamente debatida em duas videoconferências realizadas nesta sexta-feira (5), com os representantes dos sindicatos das categorias e o vereador Venâncio. A presidente do Sindicato dos Lotéricos no Piauí, Maria dos Anjos Cardoso Resende, afirmou que a categoria acha extremamente importante essa testagem e que estaria pedindo apoio para a adesão aos testes a todos os associados.
“A gente fica feliz e agradecida, pois são pessoas que estão na linha de frente, estão muito expostas e seria uma questão de segurança não só para os trabalhadores, mas também para os donos das lotéricas. Além disso, a população que frequenta determinada lotérica iria ao local sabendo que os atendentes foram testados”, explica.
Para Venâncio, com os recursos da emenda, espera-se que 1.500 testes rápidos sejam adquiridos pela FMS. “A intenção é que todos os motoristas e cobradores de ônibus, assim como todos os trabalhadores de lotéricas façam o teste. Esse é um passo essencial para que possamos preparar a Capital para a reabertura do comércio, para o que a Prefeitura de Teresina tem chamado de o “novo normal”, explicou.
De acordo com o vereador, a testagem é a principal arma para conter o novo coronavírus, ele afirma que as duas categorias são diariamente expostas e precisam de atenção especial. “Uma das grandes armas do combate ao Covid-19 em Teresina é a testagem, testar o máximo de pessoas possíveis. Essa foi a questão que colocamos em pauta com os sindicatos destas duas categorias durante essas reuniões virtuais de hoje. Sabemos que são trabalhadores que estão muito expostos ao contágio e é primordial que se tenha uma atenção especial para com eles”, finalizou.