“República não deu certo”, diz grupo do PI que quer volta da monarquia

“República não deu certo”, diz grupo do PI que quer volta da monarquia

Por Sávia Barreto

A República “não tem dado certo”, avalia a professora de inglês Verônica Andrade Lemos, secretária geral do Círculo Monárquico do Piauí. Ela contou nesta sexta-feira, 21, ao blog Primeira Mão que o grupo que deseja a volta da monarquia ao Brasil está presente em mais de 10 cidades no Piauí e defende que seja realizado um referendo para que a população tenha a oportunidade de decidir se continua com o presidencialismo ou retorna à monarquia.

Eles planejam trazer dom Bertrand, bisneto da princesa Isabel e trineto de dom Pedro II, ao Piauí. Bertrand é favorável à restauração da monarquia no Brasil. “Estamos tentando, não tem nada certo. Ele deve participar do encontro monárquico de Fortaleza, em setembro, e como é perto, estamos tentando trazê-lo para dar uma palestra em Teresina”, informou Verônica.

O grupo também vai atuar com ações concretas, como limpar o busto de Pedro II, que foi pichado, e “adotar” a Praça Pedro II, em Teresina, conforme informado em reportagem do jornalista Lucrécio Arraes, do jornal Meio Norte. “Gostaríamos de fazer a mesma coisa com monumento em homenagem a Teresa Cristina, que fica na Praça Edgar Nogueira. A praça está muito suja e o monumento está abandonado. Se Poder Público não está correspondendo na manutenção do patrimônio histórico, podemos puxar para nós essa responsabilidade e dar nossa contribuição”.

Ela diz que o movimento monarquista está “crescendo muito” no Piauí, e atribui o fato ao “descontentamento da população com a República”: “Alguns dos países mais desenvolvidos do mundo são monarquias”.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES