Por Sávia Barreto
Fontes palacianas relatam o que esperar do pré-candidato governista Rafael Fonteles em 2022: Rafael vai falar mais de política, inclusive de articulação com partidos - fato que tem evitado nos últimos meses. O secretário de Fazenda também será o protagonista ainda maior de anúncios positivos econômicos do Governo neste ano.
Lança logo
O petista gostaria de ser lançado logo em fevereiro pelo PT, mas a decisão não foi tomada. Wellington Dias quer cautela e que se espere até abril. Já há alguns consensos na base, no entanto. Um deles é que o PSD não sai da base e o MDB indica o vice, provavelmente Themistocles Filho, mas volta a circular o nome do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio como opção. O PSD terá, além da suplência, uma compensação maior - que pode ser espaço administrativo. Mas isso não será anunciado publicamente.
Calo no pé
Pesquisas internas guiam os principais temas que preocupam o eleitorado, e seguindo a linha nacional, as pautas econômicas - combate ao desemprego - serão mais divulgadas. Há uma preocupação da população também com saúde, educação e segurança pública, mas o cruzamento qualitativo mostra que a economia é o calo no pé da população.
A base acredita que o candidato da oposição é “ela”: Iracema Portella.