Por Sávia Barreto
Atual aliado do prefeito Firmino Filho (PSDB), o PV liderado pela deputada estadual Teresa Britto, pode deixar o barco tucano para remar com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB).
Desde que ingressou na Alepi, Teresa tem se aproximado de Themístocles, inclusive com a viabilização do próprio nome para presidir a Comissão de Saúde na Casa. Deputados de primeiro mandato costumam apenas integrar comissões e não presidir. Britto, com o apoio de Themístocles, conseguiu o feito.
Como Firmino e Themístocles hoje caminham em grupos opostos nas eleições de 2020 em Teresina, a deputada terá que escolher um lado - e tudo indica que seja o emedebista e não mais o tucano.
Teresa, inclusive, já não tem indicações na gestão atual de Firmino, mas antes de se eleger na Alepi era dela a indicação da fisioterapeuta Pollyana Rocha para o cargo de secretária executiva de Governo de Firmino Filho. Com a saída de Teresa Britto da Câmara Municipal para a Alepi, a suplente Polyanna foi empossada no cargo e deve se manter na base tucana.