Por Arimatéa Carvalho
O projeto de regulamentação do transporte individual de passageiros em Teresina será votado no plenário da Câmara de Vereadores na manhã dessa terça-feira, dia 11, com a redução do número de motoristas de aplicativos, dos atuais 8 mil para o mesmo número de taxistas que circulam na cidade, 2.040.
Devido a essa decisão, não há consenso entre os vereadores da oposição que defendem os aplicativos e os da base aliada do prefeito Firmino Filho (PSDB), que defendem o projeto do Executivo.
Através do que seria uma "emenda pacificadora", na semana passada o vereador Deolindo Moura (PT) chegou a anunciar que o prefeito Firmino Filho havia cedido nesse ponto do projeto e deixaria o número de motoristas nos atuais 8 mil. Os taxistas reclamaram. O prefeito não voltou atrás e, na terça, haverá embate no plenário. Firmino, é bom lembrar, tem maioria na Casa e, em tese, aprova o projeto com a limitação.
Motoristas de aplicativos e taxistas marcaram de acompanhar a votação.
Os aplicativos esperam que o STF proíba a limitação de motoristas em todo o Brasil, alegando inconstitucionalidade e levando em conta lei federal já aprovada sobre o tema. Mas a decisão final do Supremo pode demorar a sair.