Por Sávia Barreto
O evento de filiação do Progressistas realizado nesta segunda-feira marcou a entrada oficial do ex-deputado Elizeu Aguiar na sigla em Teresina. Ele estava filiado ao PSL e tem potencial de 4 mil votos na disputa por uma das vagas na Câmara de Vereadores. O Progressistas trabalha para fazer, no mínimo, quatro vereadores na capital, mas planeja chegar a seis nomes. O evento também serviu para mostrar o que ainda vem aí: o deputado pedetista Flávio Júnior, por exemplo, não só compareceu como também sentou na mesa de honra. Ele deve mesmo ir para o partido junto com o pai, deputado federal Flávio Nogueira.
A vereadora Graça Amorim, do Partido da Mulher Brasileira, é outra que vai para a sigla assim que a janela partidária abrir. O senador Ciro Nogueira destaca que são muitos os prefeitos que desejam se filiar na sigla. Tantos, que Ciro e o deputado Júlio Arcoverde, presidente da legenda no Piauí, precisam fazer uma espécie de seleção: “Precisamos de pessoas que tenham identidade com o partido”, pontuou Nogueira.
O partido é preferencial porque o senador Ciro Nogueira tem interlocução em Brasília e participação no Governo Bolsonaro. Os prefeitos piauienses enxergam uma chance de conseguir mais recursos para suas cidades num momento de crise fiscal.
“MEU GOVERNADOR”
"Olá meu governador", disse o prefeito Firmino Filho ao receber o senador Ciro Nogueira para uma reunião, no bairro Pedra Mole, com presidentes e representantes das Associações das Hortas Comunitárias de Teresina no último final de semana. Ciro Nogueira retribuiu com um sorriso no rosto e respondeu: "Meu governador". No interior, Ciro é muito cobrado por prefeitos para que se candidate ao Palácio de Karnak. Já o prefeito Firmino Filho, se fizer o sucessor em Teresina, terá cacife para focar no projeto estadual.