Pablo reforça Fundação, que terá mais recursos

HGV já expandiu número de cirurgias em 35%

|

Por Arimatéa Carvalho

A Assembleia aprovou e seguiu para sanção do governador Wellington Dias projeto do Executivo que altera a lei que regula a Fundação Hospitalar. É uma boa notícia para o deputado estadual Pablo Santos (MDB), que presidiu a instituição até o mês passado e indicou a atual gestora, Nathália Monteiro. Isso porque a mudança fortalece o órgão, que passa a receber repasse maior do Tesouro Estadual, pode receber recursos de emendas parlamentares e terá subvenção social de R$ 13 milhões.

A subvenção servirá para pagar o passivo da Fundação, fornecedores e a folha, além de ter capacidade de atuar melhor nos hospitais. "É de extrema importância essa questão de poder receber recursos de emendas federais, tanto individuais quanto de bancada, porque nenhum hospital consegue funcionar e expandir os atendimentos sem esse suporte de emendas", comenta Pablo.

O deputado cita o caso do Hospital Getúlio Vargas (HGV), sob a gestão da Fundação. O hospital já expandiu em 35% o número de cirurgias (1.250 cirurgias-mês), mesmo sem incremento financeiro. "Agora vai ser possível fazer bem mais", diz, referindo-se às emendas estaduais e federais, subvenção e aditivo. O HGV é um hospital de alta complexidade que atende casos de todo o Piauí e é gerido pelo médico Gilberto Albuquerque.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES