Por Sávia Barreto
A propaganda eleitoral de Rafael Fonteles no rádio e TV confirmou o tom que o petista e aliados já tinham trabalhando em suas falas e discursos: a relação próxima com o ex-presidente Lula, a juventude de sucesso educacional - o lado “gênio”, os laços familiares com a política, o preparo na carreira profissional e, por fim, o mote com o espírito de ousadia, juventude e futuro que a campanha deseja transmitir.
Vem aí
Tanto a história de Rafael Fonteles com o pai Nazareno Fonteles foi apresentada com destaque, como houve uma projeção de como será uma eventual gestão do petista. O foco recai na modernização da gestão e geração de emprego. Esse mote deve ser aprofundado nos próximos programas, já que nesse momento a ideia principal é apresentar Rafael ao eleitorado que vota em Lula para presidente mas ainda não transferiu esse apoio imediato ao candidato a governador.
Histórico
Na campanha eleitoral de Sílvio Mendes no rádio e TV, o tom foi o vinculá-lo às sucessivas e bem-sucedidas gestões tucanas em Teresina. Sílvio apareceu em frente ao Palácio da Cidade, ao Hospital de Urgência da capital e no final dedicou o programa eleitoral ao ex-prefeito falecido Firmino Filho. Iracema Portella também apareceu com um mote que buscava trazer mais dinamismo e espaço político à mulher de forma equilibrada. As mulheres, vale lembrar, são parte essencial do eleitorado a ser cativado.
Cabelos brancos
Sílvio buscou ressaltar a experiência de vida e de gestão na capital, deixando claro também que quando foi prefeito manteve boa relação com o Governo Federal, então comandado pelo ex-presidente Lula. Ou seja, caso Lula se eleja neste pleito e Sílvio também, o candidato do União Brasil sinaliza que manterá laços positivos com o petista. A campanha de Rafael, é claro, não gostou da associação direta e indireta com Lula.