Os padrinhos: Themístocles, Evaldo, Tiago e Pablo se destacam em THE

Os padrinhos: Themístocles, Evaldo, Tiago e Pablo se destacam em THE

Por Sávia Barreto

Nessa eleição municipal há os vencedores, que conseguiram mandatos de vereador ou prefeito, e há um outro tipo de vitorioso. Estamos falando dos articuladores, ou “padrinhos”. Em Teresina, quatro nomes surpreenderam por atuarem discretamente nos bastidores apresentando resultados consistentes e elegendo seus “afilhados” políticos em Teresina. São eles o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio (MDB), o deputado estadual Pablo Santos (MDB), o superintentende do Incra, Tiago Vasconcelos (PSD) e o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade).

Themístocles Sampaio, além do sucesso em Esperantina, com a eleição da esposa Ivanária Sampaio, articulou a ida de Dr.Pessoa ao MDB e costurou uma chapa forte, com o campeão de votos, Jeová Alencar e o vereador Zé Nito, para quem fez campanha e que foi reeleito com expressiva votação. O presidente da Assembleia é reconhecido pelos pares por seu poder de articulação nos bastidores, contemplando grupos diversos e desviando de polêmicas desnecessárias.

O superintendente do Incra e presidente municipal do PSD, Tiago Vasconcelos, conseguiu articular uma chapa competitiva no PSD com nomes do segmento evangélico, empreendedores, ex-vereadores já experientes e dissidentes do grupo da Prefeitura de Teresina. O resultado disso é que o partido saiu de zero para duas vagas na capital, ultrapassando outras siglas com histórico de eleger maiores bancadas. Renato Berger, ex-tucano, foi apadrinhado por Tiago, que também contribuiu para eleger Ismael Silva e colocar Eduardo Draga Alana na primeira suplência.

Já o deputado Evaldo Gomes confirmou mais uma vez sua fama de bom articulador de chapas proporcionais, que vem desde o PTC. A disputa no Solidariedade deixou bem lembrados nas urnas nomes como Gustavo Gaioso, Fábio Dourado e Karine Barros Canabrava, mas o sucesso de fato foi a campanha da filha, a advogada Fernanda Gomes. Não apenas eleita, mas entre os três mais votados na capital. Evaldo esteve ao seu lado em toda a campanha e costurou apoios importantes à Fernanda.

Outro emedebista com perfil também discreto, Pablo Santos, teve como afilhados políticos na capital Elzuíla Calixto (PT), estreando na concorrida chapa petista; o vereador reeleito Luís André (PSL) e o novato pelo PTB, Bruno Vilarinho. Os três contaram com o apoio decisivo de Pablo.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES