Por Sávia Barreto
O nome forte na base do prefeito Firmino Filho (PSDB) para disputar a prefeitura da capital em 2020 é o do ex-secretário municipal de Planejamento Washington Bonfim. O blog Primeira Mão apurou com fontes nos bastidores, quais os cenários que indicam o cientista político como a bola da vez na sucessão de Firmino.
Segundo interlocutores de Firmino Filho, o prefeito estaria entre duas opções: Washington Bonfim e Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde e filiado ao PSDB. Bonfim hoje está filiado ao Progressistas, mas conversas que teriam ocorrido entre os dirigentes das duas siglas apontam para a liberação sem entraves de Washington para se filiar novamente ao PSDB, caso seja mesmo o nome apoiado pelo prefeito.
Charles Silveira, que já vem se movimentando há algum tempo para ser o candidato do ninho tucano, entrou como vidraça na história. Ou seja, foi alvo do ataque dos adversários e, nessa análise de conjuntura feita por aliados da base, Washington Bonfim apareceria em seguida como alguém “novo”, um “não político” - já que nunca disputou cargo eletivo, com incontestável perfil de credibilidade técnica.
Se o cabeça de chapa for Bonfim pelo PSDB, o Progressistas do senador Ciro Nogueira não faria questão de indicar o vice, pois sentiria-se contemplado com o cientista político, que hoje tem fortes ligações com o partido. Caso esse cenário se concretize, Washington só retornaria ao estado - atualmente ele reside em São Paulo - no final do ano. É aguardar para ver.