Por Arimatéa Carvalho
A doutora em Arqueologia Marian Helen Rodrigues, nascida na pequena Coronel José Dias, da própria região do Parque Nacional da Serra da Capivara, é a nova chefe do ICMbio em São Raimundo Nonato. Ela foi escolhida após a exoneração de Luciana Nars, que enfrentava graves denúncias e entrou em rota de colisão com a pesquisadora Niède Guidon, responsável pela Fundação Museu do Homem Americano.
A indicação de Marian Helen, que fez doutorado em Portugal, é do deputado federal Paes Landim, identificado com o meio ambiente e muito ligado a Niède e ao Parque Nacional da Serra da Capivara. A vaga também era disputada pela deputada federal eleita Margarete Coelho (Progressistas), mas o deputado venceu a disputa.
O ICMbio de São Raimundo Nonato se tornou um foco de conflito com a Fundação e Niède Guidon devido a decisões tomadas pela gestão, como a interferência no projeto de inclusão social criado por Niède envolvendo mulheres da comunidade que trabalhavam como guariteiras.
Luciana Nars enfrentava denúncias e investigações que iam do transporte irregular de armas apreendidas entre São Raimundo Nonato e a sede da Polícia Federal em Teresina e prevaricação, quando o servidor público deixa de cumprir medidas às quais é obrigado.
O deputado federal Paes Landim conseguiu uma audiência entre Niède e o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, na qual também estavam presentes a deputada Margarete Coelho e a deputada estadual eleita Teresa Brito, do PV do Piauí.
O ministro prometeu providências e até aceitou o convite de Niède para a inaguração do Museu da Natureza no dia 18 de dezembro. Esse museu é uma obra monumental, que pode se tornar uma alavanca no atrativo de turistas à região que é patrimônio da humanidade.